terça-feira, 24 de maio de 2011

SENTIMENTOS E MOTIVAÇÕES

Da mesma forma como as coisas espirituais se discernem espiritualmente, também os sentimentos se esclarecem sentimentalmente. Ser sentimental tem suas vantagens. Você experimenta sensações que muitos desconhecem e vive de uma forma intensa. Precisa apenas lembrar da palavra: CAUTELA de vez em quando. No mais, é só aproveitar.

Já que os sentimentos vêm do coração, necessariamente, é a partir de uma motivação. Você se encontra motivado algo? Há sentimentos em jogo! Porém um mesmo sentimento é gerado por mais de uma motivação. Por isso, você precisa julgar primeiramente a motivação e os sentimentos depois.

Por que estou sentindo isso?
Por que agi assim?
Por que isso me deixa encabulado?
Por que não suporto aquilo?

As pessoas mais corajosas se questionam o tempo todo. Querem identificar suas razões e confrontá-las, antes que outros o façam. Quando Jesus encontrou o jovem rico, Ele o colocou contra a parede. Não para provar nada, mas para fazer enxergar o próprio jovem, cego para suas motivações.

Isso é algo tão íntimo e tão variado. Amar alguém. Movido pelo quê? A fim de quê? Colocar na balança os prós e os contra. Duvidar de si mesmo. Chegar a conclusões. Questionar novamente. Temer. Agir precipitadamente. Procrastinar a ação. Ter certeza do incerto. Não saber sabendo.

A cada dia aprendo que ter um coração puro não é exatamente ser limpo. Mas ser sincero, jogar limpo consigo mesmo. As capas deveriam proteger e não esconder. O pericárdio já faz isso pelo seu coração! Você não precisa de nenhuma capa a mais!

Como disse Willian Shakespeare:

Nossas dúvidas são traidoras
E nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar
Senão fosse o medo de tentar.

Posso não conseguir mudar, mas estou tentando...

MP

Um comentário:

Idéias disse...

Eu, Além de seu Amigo, sou seu fã veiio!!

esse texto esta tão claro que qualquer que pessoa que ler ficará desnudo. muito bom veiio!! sem palvras!