quinta-feira, 28 de abril de 2011

PEDRO, TU ME AMAS?

Falar sobre o amor é muito gostoso. Todos têm uma opinião sobre ele. Todos gostam de falar ou ouvir sobre ele. Mas são poucos os que realmente amam. Nos noticiários, não se fala de amor. Inclusive, quando alguém ajuda outra pessoa, isso não é chamado amor e, sim, solidariedade. Que palavra bonita! Mas ela é usada para mascarar o amor e impedir que as pessoas o reconheçam.

Nós vivemos dias tão corridos e de tantas responsabilidades. Somos muito cobrados e exigidos. Em casa, no trabalho e, até mesmo, pela mídia e o público em geral. Eles "querem" que você seja assim, fale dessa forma, se vista e se porte de um determinado jeito. Entretanto, somos seres humanos e, como tais, falíveis. Em um momento, vamos decepcionar essas pessoas, simplesmente pela nossa imperfeição.

E quando estamos caídos e mais precisamos de amor, as pessoas nos acusam e condenam. Por quê? Porque elas mesmas não têm amor para dar! O pior é que isso é tão comum que as pessoas se acostumam. E infelizmente projetam essa imagem de condenação sobre Deus. Pensam que Deus é um velhinho de barba longa, sentado num trono no céu, segurando um raio na mão. E quando elas erram, Ele joga esse raio na cabeça delas...

Seria cômico, se não fosse triste. Eu já ouvi pessoalmente essa descrição de Deus. Isso é inteiramente anti-bíblico. Deus nos ama. Ele é a fonte do amor. Ele é o prórpio amor. Se eu estou forte e de pé, Deus me ama. Se eu estou fraco ou caído, Ele não deixa de me amar. Sabe por quê? Não há nada que você possa fazer para que Deus te ame. E não há nada que você deixe de fazer, para que Ele deixe de te amar!

Houve um cara que pisou muito na bola. Quando Jesus foi preso e julgado (injustamente, diga-se de passagem) todos os discípulos fugiram. Exceto dois. E um deles, negou a Jesus. Disse que nem o conhecia. Essa história nós conhecemos. Ele chorou amargamente.

No domingo de manhã, um anjo no sepulcro falou às mulheres que avisassem os discípulos e a Pedro. Pedro deveria ser avisado em especial. O que será que se passava pela sua mente depois daquela bola fora? "Não há perdão para mim. Ele não me ama mais. Ele não pode me restaurar de novo..."

Todo mundo pensa assim pelo menos uma vez na vida. E com Pedro não foi diferente. Mas a história dele não termina assim. Depois de um banquete, Jesus chama Pedro para uma conversa em particular. E voltamos ao título do post: "Pedro, tu me amas?"

Muitas vezes, Deus ama as pessoas, mas elas mesmas não se amam. Deus perdoa, mas elas não se perdoam. E colocam sobre si um jugo, por vezes, maior que o de Jesus. De fato, não conhecem a Deus, pois Ele é amor e o verdadeiro amor lança fora todo medo. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.

E na próxima vez que você não se perdoar, lembre-se de Pedro. Depois daquela conversa,sua vida mudou. Ele recebeu o Espírito Santo e em sua primeira pregação três mil alamas se converteram. Pedro se entregou ao amor de Deus.

Faça o mesmo. Assim, você não somente vai falar sobre o amor, mas vai amar enquanto fala! E ele será um dos seus temas favoritos.

Em amor,

MP

Nenhum comentário: